GERAL
No Acre, 1,9 mil presos aguardam para tomar segunda dose da vacina contra Covid
Cruzeiro do Sul foi a primeira cidade a completar ciclo com mais de 600 presos vacinados, seguido de Tarauacá, que vacinou 665 reeducandos. Mais de 3,2 mil já completaram esquema vacinal.
Com o ciclo completo de vacinação contra a Covid-19 em duas unidades penitenciárias do Acre, mais de 1,9 mil reeducandos aguardam para tomar a segunda dose do imunizante no estado, conforme de dados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).
De acordo com o Iapen, mais de 3,2 mil presos já tomaram as duas doses do imunizante. O que corresponde a 53% da população carcerária do estado, que é de 6.029 presos.
A vacinação começou em janeiro, seguindo os grupos prioritários de idosos e comorbidades, em seguida foram indígenas e depois os presos.
Cruzeiro do Sul foi a primeira cidade a completar o ciclo com mais de 600 presos vacinados, seguido de Tarauacá, que vacinou 665 reeducandos. O Iapen informou que dos que faltam tomar a segunda dose é porque ainda não estão dentro do prazo.
Inclusão
Os presos foram incluídos no grupo prioritário da vacinação no final de maio deste ano. No início de setembro, o promotor Tales Tranin, da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio da capital, disse que foi feita uma fiscalização no Complexo Prisional Rio Branco e foi percebido que a vacinação seguia lenta nessas unidades.
Na época, só 68% da população carcerária de todo o estado tinha tomado a primeira dose da vacina e 1.071 a segunda dose.
O Dados do Iapen, atualizados até 15 de outubro, mostram que 287 presos foram contaminados pelo coronavírus, sendo que 282 foram curados e cinco morreram vítimas da doença.