Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

No Acre, menos de 20% do público-alvo se vacinou contra sarampo

Publicado em

Podendo causar uma série de complicações graves como infecções respiratórias, otites (infecção no ouvido), doenças diarreicas e doenças neurológicas, a baixa cobertura vacinal contra o sarampo está abaixo da meta prevista pelo Ministério da Saúde em todo país.

O Acre deu início a campanha contra o sarampo no início de abril e tinha como meta vacinar 90% do seu público-alvo, que são crianças menores de cinco anos, porém a procura pelo imunizante foi baixa e, ao fim da campanha, menos de 20% das crianças foram vacinadas.

Vale ressaltar que, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo foram registrados desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.

Continua depois da publicidade

Apesar da campanha ter encerrado, os pais que tenham crianças menores de cinco anos que não se vacinaram contra o sarampo, podem se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima, portando a carteira de vacinação e vacinar a criança.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a vacina está indicada para as crianças na faixa etária de 1 ano e a 2° dose aos 15 meses. Para adolescentes e adultos que não apresentam histórico vacinal, devem ser administradas 2 doses com intervalo de 30 dias até 29 anos de idade, e 1 dose de 30 a 49 anos.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress