GERAL
No Acre, projeto escolar implanta comedouros para animais em situação de rua
Alunos da escola estadual José Rodrigues Leite realizaram a implantação de comedouros em três pontos próximos a unidade escolar para animais em situação de rua. A ação, chamada S.O.S Pets, faz parte da disciplina Projeto de Vida, do currículo do novo ensino médio, ministrada pela professora Marianne Salomão.
A professora conversou com a redação do Na Hora da Notícia e disse que cada uma das turmas que ela ministra a disciplina está realizando um projeto que trabalha as competências do século XXI, onde são abordados valores sociais e ele são estimulados a serem protagonistas.
“Eles planejam e pensam em um futuro melhor, não só para os mesmos, mas visando toda a sociedade. Propus aos alunos realizarmos um projeto. Inicialmente, a turma, de forma coletiva, elaborou um projeto escrito, contendo: objetivos, justificativas e metas. Após esse trabalho teórico, iniciamos a divisão dos grupos e cada grupo ficou responsável por uma tarefa”, explica.
A educadora disse ainda que, durante todo o processo, foi apenas mediadora, supervisionou e orientou as atividades. Com isso, sempre buscando dar autonomia e responsabilidade a eles, assim instigando o protagonismo de cada um.
Além do projeto dos comedouros, realizados pela turma 204, outras turmas realizaram ações que voltadas para a Maternidade Bárbara Heliodora, com o projeto Levando Luz, onde os alunos confeccionaram 10 caixas com produtos de higiene para recém-nascidos.
No Educandário Santa Margarida foi o projeto Vestindo Necessidades, que contou com a ajuda do professor de matemática, James de Souza Barbosa, que consistiu em arrecadação de roupas, brinquedos e fraudas. Além do educandário, as doações se estenderam para crianças da escola Menino Jesus e seu anexo, creche e anexos na estrada do Amapá.
Para o professor, no que diz respeito a cidadania e olhar pelo próximo, os alunos se envolveram no processo indo além das expectativas.
“Tínhamos a ideia inicial de arrecadar somente roupas e projeto se estendeu a quatro instituições públicas e, também, filantrópicas, no caso do educandário. E a ajuda dos meninos foi muito interessante, porque conseguimos juntar além de fraudas e roupas. Eles ficaram muito felizes, e 100% dos donativos foram entregues por eles. Percebemos como é importante essa ação de cidadania, pois ajuda na formação do cidadão como pessoa e precisamos disso nessa sociedade que vivemos hoje”, diz.
Outra ação, e que beneficiou a Organização Não Governamental Patinha Carente, foi a venda de trufas na escola. Todo valor arrecadado foi investido na compra de rações e doado para a ONG.
Todas as ações foram apoiadas pela equipe gestora da Escola José Rodrigues Leite.