GERAL
Nova rota comercial e turística que inclui o Acre anima peruanos
O Peru está entusiasmado com o estabelecimento de uma nova rota comercial e turística que conecta o país aos estados brasileiros, incluindo o Acre. O anúncio foi feito durante a segunda fase do projeto de Integração Sul-Americana, que ganhou destaque durante a Assembleia Anual dos Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), encerrada no domingo (10) em Punta Cana, República Dominicana, de acordo com o Ministério do Planejamento.
Durante o evento, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e a delegação brasileira apresentaram e discutiram as cinco rotas de integração em reuniões bilaterais ou trilaterais com sete ministros da região: Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Uruguai, Chile e Paraguai.
José Arista Arbildo, ministro de Finanças e Economia do Peru, compartilhou sua empolgação com a Rota 3, que oferece diversas opções de saída do Brasil, passando pelo Acre e Rondônia, atravessando o Peru e chegando até Mato Grosso, via Bolívia. Além disso, ele mencionou a possibilidade de uma rota hidroviária pela Rota 2, que também pode levar ao Porto de Pucalpa, localizado no norte do Peru. Arbildo também destacou o Porto de Chancay, atualmente em construção pela iniciativa privada, com o objetivo de reduzir o tempo de transporte de mercadorias entre o continente sul-americano e a Ásia para cerca de 15 dias. Durante a tarde de sábado, ocorreram reuniões bilaterais com a ministra da Economia do Uruguai, Azucena Arbeleche, e com o ministro da Fazenda do Chile, Mário Marcel.