Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Novo RG será obrigatório: você pode pedir o seu DESTA forma

Publicado em

novo RG chegou cheio de novidades. O documento passará a ser aceito em viagens internacionais por ter o mesmo código presente nos passaportes. Existe um prazo para que todos os brasileiros estejam com o documento nas versões física ou digital. Saiba o que é necessário para solicitar o RG antes que ele seja obrigatório no Brasil.

O documento está valendo desde março deste ano, mas todos ainda estão em fase de transição. Sendo assim, muitos brasileiros ainda estão com o modelo antigo. A Carteira de identidade Nacional será emitida com a unificação de todos os documentos em um único.

Continua depois da publicidade

Novo RG será obrigatório

Com as mudanças, ele carregará mais informações sobre os cidadãos. Quer um exemplo? Os dados sobre a saúde da pessoa, como tipo sanguíneo. Também apontará se o indivíduo é doador de órgãos.

A proposta é conseguir mais segurança por meio de um documento unificado, reduzindo as fraudes com o uso das informações pessoais dos cidadãos. Inclusive, a validade eletrônica por meio de QR Code é para isso.

A emissão do novo RG é gratuita e será obrigatória no Brasil. As secretarias de Segurança Pública dos estados estão responsáveis pela emissão do documento e também devem seguir os prazos de adequação que vai até 6 de março de 2023, mas os cidadãos não precisam correr. A troca do documento não é imediata.

A carteira de identidade atual continuará valendo por até dez anos para as pessoas com menos de 60 anos. Quem tem mais que isso pode continuar com o documento antigo por tempo indeterminado.

O novo RG terá as seguintes validades:

  • Cinco anos: para quem tem até 11 anos de idade;
  • Dez anos: para quem tem de 12 a 59;
  • Validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos.

Para emitir este documento obrigatório, o cidadão deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde mora. Tem que apresentar a Certidão de Nascimento ou uma de casamento. Depois disso, será indicado a ele o prazo para a retirada do RG. Com a versão física em mãos, é só acessar a digital pelo site ou aplicativo gov.br.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress