GERAL
O que significa aparecer lagartixas na sua casa com frequência, segundo a ciência?

Elas podem assustar à primeira vista, mas a ciência garante: lagartixas são visitantes valiosos dentro de casa
Se você costuma encontrar lagartixas pelos cantos da sua casa, saiba que não há motivo para pânico. Muito pelo contrário: a presença desses pequenos répteis é sinal de que o ambiente está oferecendo boas condições para a vida. Elas são totalmente inofensivas aos humanos e, segundo especialistas, ainda trazem benefícios.
Por que lagartixas aparecem dentro de casa?
A lagartixa-de-parede (Hemidactylus mabouia) é a espécie mais comum nas residências brasileiras. Elas são atraídas por três fatores principais:
Busca por alimento: lagartixas se alimentam de insetos como mosquitos, traças, baratas, aranhas e até escorpiões.
Temperatura ideal: como são animais ectotérmicos, elas regulam a temperatura do corpo com base no ambiente e preferem locais mais quentes e abrigados.
Abrigos seguros: frestas, tetos, cantinhos escuros e locais perto de luzes atraem esses répteis, pois costumam estar repletos de presas.
Segundo o herpetólogo Miguel Trefaut Rodrigues, da USP, esses locais representam um verdadeiro “banquete” para as lagartixas, que caçam principalmente durante a noite.
Lagartixas são perigosas?
Não. Elas não são venenosas, não transmitem doenças e evitam contato com seres humanos. Apesar de algumas pessoas se assustarem com sua presença, é importante lembrar que esses animais têm um papel ecológico valioso: ajudam a controlar pragas urbanas e mantêm o equilíbrio dentro de casa de forma natural.
Devo afastar as lagartixas?
Em geral, não há necessidade de afugentá-las. Mas, se você quiser evitar sua presença em determinados ambientes:
- Evite acúmulo de insetos (lixo, restos de comida, luzes acesas por muito tempo);
- Mantenha frestas e rachaduras vedadas;
- Reduza ao máximo a umidade e esconda potenciais fontes de alimento.
- Se não houver alimento ou abrigo fácil, elas naturalmente vão buscar outro lugar.
