Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Obras na Passarela Joaquim Macedo em Rio Branco são temporariamente interrompidas devido à cheia do Rio Acre

Publicado em

Foto: Diego Gurgel

As obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco, foram temporariamente suspensas devido à elevação do nível do Rio Acre. Apesar disso, o Governo do Estado, por meio do Deracre (Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária), garante que o cronograma da obra permanece dentro do previsto.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, explicou que a concretagem precisou ser interrompida devido à subida do rio, mas outras atividades, como os trabalhos na cabeceira da passarela e a consolidação da estrutura de sustentação, continuam em andamento. A prioridade atual é garantir a estabilidade da estrutura e prevenir problemas futuros, incluindo a contenção da encosta.

A passarela sofreu danos significativos devido aos constantes ciclos de cheia e seca extrema do Rio Acre, que provocaram intensas movimentações do solo. Para reforçar a estrutura antes do período de cheia, estão sendo executados serviços como a instalação de uma estrutura metálica tubular, escavações para blocos de apoio provisórios e o macaqueamento da estrutura.

Continua depois da publicidade

O governador Gladson Cameli visitou a obra na sexta-feira (10) e enfatizou a importância da recuperação da passarela e o compromisso do governo em concluir a obra o mais rápido possível.

As próximas etapas incluem o reforço do pilar no Primeiro Distrito, o chumbamento de barras de alta resistência e a instalação de estacas pranchas para estabilizar o solo. O cercamento da área de obras está quase concluído, priorizando a segurança dos trabalhadores e da população. A interrupção temporária da concretagem devido à cheia do rio demonstra os desafios enfrentados pela equipe na execução da obra.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress