GERAL
Observatório Nacional transmite eclipse total da lua ao vivo neste domingo

Rio de Janeiro, RJ – Prepare-se para testemunhar um espetáculo celestial! Neste domingo (7/9), o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizará mais uma edição do programa “O Céu em sua Casa: Observação Remota”, transmitindo ao vivo o eclipse total da Lua. O evento terá início às 12h (horário de Brasília) e poderá ser acompanhado pelo canal do ON no YouTube.
Durante a transmissão, astrônomos amadores e profissionais que integram o programa comentarão as imagens em tempo real, proporcionando uma experiência educativa e envolvente para o público. Embora o eclipse não seja totalmente visível no Brasil, a transmissão ao vivo permitirá que todos apreciem o fenômeno em sua plenitude.
“Pretendemos transmitir todas as etapas do eclipse porque temos vários parceiros internacionais, então, mesmo que tenha tempo nublado num local, em outro a gente espera que dê para ver direitinho”, explicou a astrônoma Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (Dicop) do Observatório Nacional.
O ponto alto da transmissão será a fase total do eclipse, quando a Lua estará completamente imersa na sombra da Terra e adquirirá a coloração avermelhada característica da chamada “Lua de Sangue”. Essa cor se deve à forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre, que filtra a luz solar indireta que atinge a Lua.
Cronograma do eclipse (horário de Brasília):
-Início da fase penumbral: 12h28
-Início da fase parcial: 13h27
-Início da fase total: 14h31
-Auge da fase total: das 15h12 às 15h53
-Fim da fase parcial: 16h57
-Fim da penumbra: 17h55
O que é um eclipse da Lua?
Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra. Essa sombra é dividida em duas partes: a umbra, que é completamente escura, e a penumbra, que ainda recebe alguma iluminação do Sol. Quanto mais perfeito é o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, maior é a duração do eclipse total.
“Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse penumbral, e, quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. Quando a Lua está totalmente dentro da umbra, ocorre o eclipse total”, explicou Josina Nascimento.
Não perca a oportunidade de acompanhar esse fenômeno astronômico fascinante e aprender mais sobre o universo com os especialistas do Observatório Nacional!
