GERAL
Olimpíada de Matemática registra recorde de participantes; maratona começa nesta terça

A 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) aplica hoje, terça-feira (3), a primeira fase de sua competição, batendo recordes de participação. Mais de 18,6 milhões de estudantes de todo o Brasil participam do evento, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Com 57.222 escolas de 5.566 municípios inscritas, a OBMEP alcança uma cobertura nacional de 99,93%, o maior índice desde sua criação em 2005.
“A OBMEP completa 20 anos plenamente consolidada como um dos principais eventos do nosso calendário escolar, presente na quase totalidade dos municípios brasileiros”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.
A prova, composta por 20 questões objetivas e com duração de 2h30, será aplicada e corrigida pelas próprias escolas. Os alunos serão avaliados em três níveis de acordo com a série: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). O regulamento completo está disponível no site oficial da OBMEP.
Os resultados da primeira fase serão divulgados em 1º de agosto, com a segunda fase marcada para 25 de outubro. A premiação inclui 8.450 medalhas nacionais (ouro, prata e bronze) e 51 mil certificados de menção honrosa, além de mais de 20.500 medalhas para os melhores desempenhos estaduais.
Os alunos medalhistas nacionais terão acesso ao PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), com aulas de matemática e bolsa de R$ 300 do CNPq. Professores premiados receberão medalha de ouro especial, diploma, livro de apoio e poderão concorrer a viagens para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e o Encontro do Hotel de Hilbert. A OBMEP consolida-se como um importante programa de estímulo à educação matemática no Brasil.
