GERAL
Onda de calor em SP: Prefeitura montará tendas de distribuição de água para moradores de rua
Diante da onda de calor que atinge diversas cidades brasileiras nesta semana, incluindo a capital paulista, a Prefeitura de São Paulo criou a Operação Altas Temperaturas para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade. Conforme divulgação feita nesta terça-feira, 19, além de orientar a população a procurar a rede de acolhimento, para se proteger do sol e se hidratar, serão instaladas dez tendas pela cidade com fornecimento de água e presença de ambulância para atendimento a casos de exposição ao calor. Os locais onde as tendas serão instaladas não foram informados pela administração.
As medidas, segundo o município paulistano, também envolvem a compra de mais ventiladores para as unidades de acolhimento.
O grupo envolve as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde, Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Governo e Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA).
“O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida”, acrescenta a prefeitura.
As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros Pop do município, do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Ampara SP.
Atualmente, a capital paulista possui mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em centros de acolhida, hotéis sociais, repúblicas para adultos, vilas reencontro e serviços emergenciais da Operação Baixas Temperaturas.
Onda de calor demanda cuidados com a saúde; de crianças a idosos, confira recomendações médicas
Várias regiões do País devem bater recorde de temperatura nesta semana, com termômetros chegando a 40ºC
Calor pode bater recorde nesta semana? Veja previsão do tempo e se temperatura chegará aos 40ºC
Previsão é de altas temperaturas ao longo de toda a semana em São Paulo e outras partes do Brasil; maior parte do País está em alerta para baixa umidade
Onda de calor: Inmet alerta para risco de baixa umidade do ar; veja locais e cuidados
Há ameaça de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz