Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Paciente em estado delicado de saúde não consegue transferência de Assis Brasil para Rio Branco por falta de ambulância

Publicado em

Ambulância do Samu. Foto: Ilustração

A senamadureirense Francisca Ferreira do Nascimento, mais conhecida como Chiquita, passa por uma situação delicada em Assis Brasil. A mulher, que estava no Peru, fez uma tomografia de tórax no país vizinho e descobriu uma série de lesões (veja no documento abaixo).

A filha dela, preocupada com o estado de saúde da mulher, a trouxe para o Brasil para dar continuidade ao tratamento de saúde. Na Unidade Mista de Assis Brasil, devido a complexidade do caso, foi solicitada a transferência de Chiquita para Rio Branco.

O problema é que o município de Assis Brasil, que faz divisa com o Peru, está sem ambulância, e há muito tempo, segundo relatos de moradores. O município de Brasileia, maior da região do Alto Acre, e que poderia dar suporte neste caso, também está sem ambulância; segundo o SAMU, o veículo está com os pneus “estragados” e estão tentando trocá-los.

Continua depois da publicidade

Apesar do esforço dos profissionais da Saúde em Assis Brasil, que segundo a própria paciente realizaram um excelente atendimento, o caso segue sem solução. Os profissionais ainda tentaram transferir a paciente em uma ambulância básica, sem suporte adequado, até Brasileia para que de lá ela fosse transferida para a Capital, mas sem ambulância no município vizinho, eles estão de mãos atadas.

A falta de suporte a uma paciente em delicado estado de saúde é o retrato do sofrimento da população do Alto Acre que necessita utilizar os serviços públicos estaduais de Saúde. Não é um caso isolado.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress