GERAL
Pacientes denunciam falta de anestesista em hospital para realizar cirurgia de laqueadura no Acre
Pelo menos três pacientes que aguardavam há mais de um ano pela cirurgia de laqueadura pelo Sistema Único de Saúde (SUS) denunciaram à equipe do Na Hora da Notícia, na manhã desta terça-feira, 4, a situação que elas estão passando dentro do hospital Ary Rodrigues, no em Senador Guiomard, no interior do Acre.
Segundo informações de uma das pacientes, elas deram entrada em todo o processo para a cirurgia na capital Rio Branco e fizeram vários exames na Fundação Hospitalar. Já na tarde de segunda-feira, 3, receberam uma ligação, segundo elas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), dando conta de que a cirurgia aconteceria no hospital Ary Rodrigues, no município de Senador Guiomard, conhecido como Quinari, e elas teriam que ir urgente para se internar a noite e fazer as cirurgias pela manhã.
Mesmo sem entender porque a cirurgia seria realizada no hospital de outra cidade, já que duas das pacientes são da capital e apenas uma do Quinari, elas foram para a unidade de saúde daquele município para serem internadas.
De acordo com as pacientes, elas fizeram vários exames, fizeram todos os procedimentos e ficaram em jejum desde a noite passada, para que as cirurgias fossem realizadas a partir das 7h30 da manhã desta quarta-feira, 4. No entanto, elas relatam que esperaram até 10h30 e nenhum procedimento foi realizado. As pacientes contam que teriam sido informadas que o médico que irá realizar operação está no município, mas o médico anestesista não teria comparecido.
Desesperadas, porque já aguardem por essa cirurgia há mais de um ano, as pacientes procuraram se informar no hospital sobre o que realmente estava acontecendo e, de acordo com uma das denunciantes, a coordenadora do hospital do Quinari teria ido para Rio Branco tentar resolver a situação da falta do anestesista para realizar a cirurgia das pacientes.
“Primeiro que nós não entendemos porque teve que vir para cá para o Quinari, se a gente deu entrada em tudo em Rio Branco, mas até aí tudo bem, o que me importa é fazer minha cirurgia. Mas aí eu saio de casa, vou dormir no hospital em outro município, falto o meu trabalho, faço todos os procedimentos, estamos todas em jejum e até agora nenhuma resposta foi dada para nós isso é um absurdo”, disse uma das pacientes.
Em um vídeo enviado exclusivamente ao Na Hora da Notícia, uma das denunciantes, já toda paramentada para o procedimento, fala sobre o que aconteceu que estão prontas para fazer a cirurgia, porém, não tem médico anestesista para realizar o procedimento.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do governo do Acre, responsável pelo hospital Ary Rodrigues, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto caso o governo queira se manifestar.