GERAL
Pacientes denunciam que governo não renovou convênio para realização de cirurgias cardíacas no Hospital Santa Juliana
Um grupo de pacientes procurou a redação do Na Hora da Notícia para denunciar que estão há dias aguardando por um procedimento cirúrgico no coração, mas que não pode ser realizado, pois o governo não renovou o convênio com o hospital Santa Juliana.
A cirurgia que os pacientes relatam é a de revascularização do miocárdio, também conhecida como cirurgia de ponte de safena, que tem como objetivo melhorar o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco em pessoas que apresentam obstruções graves nas artérias do coração.
Ainda segundo os denunciantes, que preferem não serem identificados, além dos pacientes aguardarem há dias pelo procedimento, a equipe de profissionais que o realizam já está na cidade, porém sem a renovação do convênio nada pode ser feito.
“Pacientes em estado grave e eles não estão fazendo as cirurgias por falta de pagamento, só falta o Gladson renovar o convênio. Isso é revoltante, é um descaso com a saúde e as famílias estão desesperadas”, disse um dos denunciantes, que disse que o caso já está sendo levado ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
A equipe entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para esclarecimentos sobre o caso denunciado, que afirmou estar aguardando a liberação do sistema financeiro para regularizar os pagamentos de convênio.