GERAL
Pais de pacientes com diabetes reclamam de falta de fitas para medir glicemia em RB; Semsa nega
Um grupo formado por pais de pacientes e por pacientes que fazem tratamento de diabetes em Rio Branco, denunciaram ao ContilNet que a fita usada para medir a glicemia está em falta na rede pública de saúde. A informação a eles teria sido dada pela própria secretaria Municipal de Saúde.
Para se ter ideia, uma caixa com 50 unidades da fita chega a custar mais de R$ 90 nas farmácias e, em alguns casos dura apenas 6 dias, como na situação da mãe Janaina Capilar, que tem um filho de 6 anos, diagnosticado com diabetes tipo 1 desde os 8 meses de vida e precisa medir “no mínimo 8 vezes ao dia para que possamos tomar a decisão correta da quantidade de insulina que ele precisa para sobreviver. Então é Uma condição de vida ou morte”, disse.
Elisa é mãe do Eduardo, que desde 35 dias de nascido precisa fazer usa das fitas, ele hoje está com 3 anos, e segundo ela, “eles precisam de 8 a 10 fitas por dia (quando não temos q repetir após uma hipo ou hiper) que temos que usar umas 12. Se não fazemos a ponta de dedo eles não podem se alimentar. eles podem chegar a ficar em coma, ter parada cardíaca, entre outras coisas, inclusive a morte”.
Em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do município negou que o item esteja em falta, mas diz que está com baixo estoque, sendo assim, está sendo priorizado o grupo de maior risco, mas afirmou que foi licitada compra de fitas e em cerca de 10 dias estarão disponíveis nas unidade de saúde. Além disso, será disponibilizado também novos aparelhos.