GERAL
Pais denunciam que Colégio Acreano continua a funcionar mesmo com casos de Covid-19 entre alunos e funcionários; gestão diz que casos confirmados cumpriram quarentena
Pais dos alunos matriculados no Colégio Acreano, localizado no calçadão do Centro de Rio Branco, procuraram a equipe do Na Hora da Notícia para relatar que alunos e funcionários estão testando positivo para Covid-19 e as aulas continuam a acontecer regularmente. Somente nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) registrou 427 casos da doença.
“Tanto funcionários como alunos estão testando positivo e as aulas não são suspensas. Quem não testou positivo está afastado com sintomas esperando os dias para poder fazer o teste”, disse um pai.
A reportagem procurou a direção da escola e falou com o diretor Thiago Alves do Vale que informou ter seguido a orientação que a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Cultura (SEE) passou para as escolas que foi para que as turmas que tenham casos de alunos positivados para covid passasse por um período de quarentena e foi exatamente isso que a unidade tem feito.
“Professores, a priori, tivemos um caso e está afastado. E surgiu a situação de uma outra professora, mas ela trouxe para a escola o exame, cujo o resultado foi negativo, inclusive, ela saiu apresentando de sala em sala para provar que ela estava negativada. Por enquanto, a situação, aqui, ainda está sob controle”, disse o gestor.
Ele frisou ainda que, desde o aumento de casos, eles passaram a exigir o uso de máscaras em todos os ambientes da escola e ainda fazem a distribuição de máscara para os alunos que chegam sem. E que essa é uma atitude de prevenção e não de remediação de um problema e que à medida que o problema for se agravando, que não é o caso, irão buscar medidas.
Thaigo relatou ainda que, atualmente, são dois alunos e uma professora que estão com covid e que esses não são do mesmo turno. “Os meninos que adoeceram já estavam de quarentena, a turma que aconteceu, semana passada já voltou e, por enquanto, seguindo normalmente. Agora, aja vista muitos alunos com sintomas gripais isso tem, porém a orientação que estamos dando é de que as famílias levem esses alunos para fazer os exames e isso não está acontecendo”.
O gestou reafirmou que a orientação da gestão aos pais é de que ao sinal de qualquer sintoma gripal que o aluno permaneça em casa e não vá para escola. “As pessoas também precisam entender que os riscos de contaminação não estão somente na escola, o risco está desde a hora que o aluno sai de casa até a hora que ele entra em casa. Então durante todo o percurso existe o risco de contaminação, inclusive nos lugares que as famílias costumam frequentar aos fins de semana ou nas oportunidades em que eles se reúnem para eventos em famílias e amigos. As pessoas precisam sempre lembrar que a pandemia ainda não acabou”, concluiu.
Nossa equipe buscou informações com a assessoria da SEE sobre como as escolas deveriam proceder e a informação foi a seguinte:
A orientação da SEE para as escolas estaduais é que permaneçam seguindo o protocolo das medidas estabelecidas pelos órgãos de saúde para os casos da Covid que forem sendo confirmados, suspendendo gradualmente por sala, por turno, fazendo o monitoramento etc. Existe uma sequência a ser seguida e as escolas têm essas orientações.
A partir daí, qualquer necessidade de suspensão de mais turmas ou mesmo de um turno inteiro ou a escola, a escola mesmo tem a autonomia pra avaliar e decidir a melhor estratégia, inclusive solicitar a desinfecção.