GERAL
Participantes de oficina deliberaram reativação de Câmara Temática de Produção Cultural
Os participantes da oficina de Produção Cultural, encerrada no último dia 11 de novembro, deliberaram que irão reativar a Câmara Temática de Produção Cultural, fortalecendo assim o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
Cimar dos Santos, produtor cultural e proponente do projeto, a oficina tinha como objetivo qualificar os novos produtores do Movimento Junino Acreano para o fazer da produção cultural de resistência, para o mundo do trabalho, respondendo às necessidades locais e regionais, possibilitando a geração de emprego e renda, bem como o fomento e fortalecimento da cadeia produtiva da cultura.
Para o oficineiro e produtor cultural, Luck Aragão, ele recebeu o convite do proponente do projeto com muita alegria, pois na cidade não tem muitas formações na área de produção cultural.
“Existem muitos produtores que fazem cursos e formações baseados em elaboração de projetos, mas sem produção cultural. Não tem o fazer produção, o que o produtor realmente faz em diversos seguimentos artísticos, teatro, música, dança, cinema. E foi nem interessante poder trocar com eles essas informações, muitos que participaram da oficina já fazem produção, mas que não conhecem ferramentas, fluxos que podem facilitar o fazer e a ação do produzir. E foi gratificante poder trocar e aprender com cada um e oferecer essa oficina para fortalecer nossa cadeia a cadeia produtiva da arte e da cultura aqui do nosso estado”, disse Luck.
O produtor cultural destacou ainda que como encaminhamento os participantes tiveram como iniciativa a reativação da Câmara Temática de Produtores Culturais no âmbito do Conselho Municipal de Cultura.
“A ideia é de montar essas estratégias com esses produtores para dentro dessa Câmara Temática estarmos trocando informações, podendo formar novas pessoas e agindo nas políticas públicas do município”, finalizou.