Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Perspectivas Econômicas: Crescimento do PIB do Acre em 2024 deve ser de 3,1%, segundo BB

Publicado em

No dia 20 de maio de 2024, a Resenha Regional divulgada pelo Banco do Brasil apresentou uma perspectiva econômica favorável para o estado do Acre, prevendo um crescimento de 3,1% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Em comparação, a projeção de crescimento do PIB da Amazônia é de 1,1%.

O desempenho econômico do Acre será impulsionado pelo crescimento de 4,7% no setor industrial e de 3,6% no setor de serviços. No entanto, o PIB da agropecuária registra uma queda de 3,1%, impactado pelas enchentes dos rios do Acre que causaram danos significativos às lavouras. Em 2023, o PIB do Acre teve um avanço de 4,8%, impulsionado pelo crescimento impressionante da agropecuária em 9,9%, além dos outros setores.

A análise da Resenha Regional destaca que os eventos climáticos recentes podem afetar o otimismo em relação ao crescimento da economia brasileira neste ano. A recuperação esperada nos setores de comércio e serviços ligados ao mercado de trabalho, especialmente nos segmentos de produtos essenciais como hipermercados, supermercados e farmácias, está em linha com as expectativas. No entanto, os setores de bens duráveis, como vestuário, calçados e móveis, que estão diretamente ligados à dinâmica do crédito, podem ter uma resposta mais lenta à redução da taxa de juros, apesar da perspectiva positiva diante do ambiente de flexibilização monetária.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement