GERAL
PIS/Pasep será pago em dobro este ano?
Por conta da suspensão do abono salarial PIS/Pasep de 2021, o calendário dos repasses continua em atraso. Na época, a decisão de suspensão do Governo Federal foi por causa da pandemia de Covid-19. Mas o atraso contínuo tem criado alarde se ele será pago junto com os valores deste ano.
Logo, os repasses liberados em 2022 eram referentes ao calendário de 2020, portanto, os valores liberados em 2023 são referentes ao ano de 2021. Ainda não há uma definição, mas espera-se que o abono salarial de 2022 fique realmente para 2024.
Como sacar o PIS/Pasep
O PIS (Programa de Integração Social) é um programa que dá direito ao trabalhador de uma instituição privada receber um abono salarial anualmente. Já o Pasep diz respeito aos servidores públicos.
Para realizar o saque, o Governo Federal vai reciclar o aplicativo Caixa Tem, que também foi responsável pelo pagamento do auxílio emergencial e Auxílio Brasil.
Com isso, para sacar, é preciso acessar o aplicativo com CPF e senha. Em seguida, selecionar a opção “abono salarial” e conferir a disponibilidade do valor. Em seguida, basta realizar uma transferência via Pix ou pagamento de boleto.
Se a pessoa preferir, ela pode sacar também utilizando o cartão cidadão. Basta ir com o cartão até a uma agência da Caixa Econômica Federal e utilizar o posto de autoatendimento. Também é possível fazer o procedimento em lotéricas correspondentes.
O calendário começa a valer a partir de fevereiro e vai até o final de julho. A ordem de prioridade em cada categoria muda. No caso do PIS, é levado em conta o mês de nascimento da pessoa.
Já no caso do Pasep, o critério é o número final de inscrição presente no documento que vai de 0 a 9, sendo 9 os últimos a sacarem. Para saber mais, confira aqui o calendário do PIS/Pasep 2023.