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Pix lança “Botão de Contestação” para combater fraudes e golpes a partir de quarta-feira

A partir de quarta-feira, 1º de novembro, os usuários do Pix contarão com um novo recurso para combater fraudes e golpes: o “botão de contestação”. A ferramenta, oficialmente conhecida como autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), permitirá que as vítimas contestem transações de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana, diretamente pelo aplicativo de sua instituição financeira.
Como funciona o “Botão de Contestação”?
Ao contestar uma transação, a informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Valores parciais também poderão ser bloqueados. Após o bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Se confirmarem a fraude, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima em até onze dias após a contestação.
O Banco Central (BC) reforça que o “botão de contestação” não se aplica a casos de erro do usuário, arrependimento ou desacordos comerciais. A ferramenta é exclusiva para situações de fraude, golpe e coerção. Breno Lobo, Chefe Adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro) do BC, explica que a medida visa agilizar a recuperação de fundos desviados por criminosos.
Atualmente, a devolução de recursos ocorre apenas a partir da conta utilizada na fraude. No entanto, os fraudadores costumam esvaziar rapidamente essas contas, dificultando a recuperação do dinheiro. Com o novo sistema, espera-se que o bloqueio imediato dos recursos na conta do golpista aumente as chances de recuperação dos valores.
