GERAL
Placas Mercosul: como identificar a cidade de origem de um veículo com facilidade
Com a mudança das placas nos carros, a reclamação é de que poderia ser difícil identificar a cidade de origem dos veículos, impossibilitando a aplicação de multas e investigações criminais. No entanto, é possível e fácil obter esse dado. A seguir, você saberá com mais detalhes como identificar a cidade de origem de qualquer veículo por meio de sua placa.
O que mudou com a mudança das placas Mercosul?
No Brasil, as placas dos automóveis estão integradas com as dos veículos originários dos países do Mercosul. A medida foi implantada gradualmente nos países membros do bloco a partir de 2016. Seu objetivo era estabelecer um padrão para as placas de identificação de veículos, a fim de facilitar a circulação e a segurança no trânsito entre os países membros.
As placas de identificação de veículos brasileiros, conhecidas como placas Mercosul, passaram por uma mudança significativa. Anteriormente, a cidade de origem do veículo constava na placa para indicar exatamente de onde ele vinha. No entanto, com a mudança, essa informação deixou de constar a partir de 2018, e criou-se um novo sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV).
Como descobrir a cidade de onde vem o carro?
O reconhecimento da cidade e a obtenção de informações detalhadas de qualquer veículo dos países Mercosul pode ser feito, no Brasil, utilizando um aplicativo do Governo Federal, chamado Sinesp Cidadão.
Vinculado ao PIV e ao sistema de Informações de Segurança Pública, o Sinesp dá acesso a consultas completas sobre os veículos. Para isso, basta fazer o seguinte:
- Baixar o aplicativo na App Store ou na Play Store;
- Acessar o cadastro do gov.br;
- Pesquisar o número da placa do veículo.
Com o preenchimento do número da placa, é possível obter todas as informações necessárias, sendo não só a cidade de origem, mas também mandados de apreensão e restrição, alertas de furto/roubo e desaparecimentos.