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Ponte do Caeté: Dnit avalia liberar passagem para carros e ônibus, mantendo balsa para caminhões

Buscando minimizar o impacto da interrupção da travessia do Rio Caeté na BR-364, engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estão neste domingo, 26, avaliando a possibilidade de liberar a ponte para carros menores e ônibus, enquanto a balsa seria utilizada apenas para o tráfego de caminhões.
A decisão, que deve ser tomada ainda hoje, visa garantir maior fluidez no trânsito e reduzir o tempo de espera dos veículos, que chegam a formar longas filas nos dois lados do rio. Atualmente, a ponte, já condenada por problemas estruturais, está sendo utilizada por todos os veículos, com a passagem controlada de 3 a 4 carros pequenos e um caminhão por vez.
“Estamos fazendo uma análise criteriosa da situação para garantir a segurança de todos”, afirmou Ricardo Araújo, superintendente do Dnit no Acre. “A prioridade é evitar qualquer risco, por isso a ponte só será liberada para veículos menores e ônibus, enquanto os caminhões continuarão utilizando a balsa”.
A balsa, que entrou em operação na sexta-feira, 24, já foi palco de uma tragédia: um ribeirinho morreu ao colidir sua embarcação com o equipamento. O acidente reacendeu o debate sobre a segurança da travessia e a necessidade de uma solução definitiva para o problema.
A ponte, construída em 2008 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), apresentou problemas estruturais e foi interditada pelo Dnit, que já iniciou os trâmites para a construção de uma nova ponte no local. A licitação para a obra está prevista para junho ou julho, com previsão de conclusão em até dois anos.
Enquanto a nova ponte não fica pronta, a população de Sena Madureira e os usuários da BR-364 continuam enfrentando as dificuldades da travessia do Rio Caeté. A decisão do Dnit de liberar a ponte para veículos menores e ônibus representa um alívio para muitos, mas a solução definitiva para o problema ainda depende da conclusão da nova ponte.
