GERAL
Prefeitura de Tarauacá remove família que ocupava terreno do Governo Federal
Uma família composta por uma mãe e quatro filhos foi retirada de um terreno por meio de cumprimento judicial. Em um vídeo, a mulher, que não teve o nome identificado, filma a situação e diz que está sendo tratada como bandida.
Nas imagens é possível observar que policiais estão no local enquanto uma equipe faz a retirada dos móveis da mulher de dentro de casa, para depois demolir a residência.
A reportagem do Na Hora da Notícia entrou em contato com a assessoria da prefeitura para saber o motivo da remoção e a equipe explicou que no local haviam cinco famílias e quatro aceitaram serem realocadas para outra área indicada pela prefeitura.
A assessoria disse também que como a quinta família não aceitou sair, foi preciso solicitar auxílio das forças de segurança para cumprimento de ordem judicial.
Leia a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento: Situação de Remoção de Famílias em Tarauacá
A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Promoção Social e do Setor de Tributos, vem por meio desta nota esclarecer a recente situação envolvendo a remoção de famílias que estavam ocupando um terreno de propriedade do Governo Federal cedida ao Município.
Inicialmente, a equipe da assistência social realizou o cadastramento das cinco famílias que ocupavam o referido terreno. Dentre essas famílias, quatro delas concordaram com a remoção para um novo local determinado pela Prefeitura, com o compromisso de proporcionar condições de moradia adequadas.
No intuito de promover a realocação das famílias, a Prefeitura procedeu com a desmontagem das casas pertencentes às quatro famílias que haviam concordado com a remoção. As habitações estão sendo reconstruídas em um terreno de propriedade municipal, onde as condições de infraestrutura e segurança foram consideradas apropriadas para o reassentamento.
Lamentavelmente, a quinta família optou por não aceitar a remoção e permanecer no terreno ocupado. Nesse contexto, foi necessário solicitar o auxílio das forças de segurança para o devido cumprimento de ordem judicial e efetuar a desocupação. Salientamos que essa medida foi adotada como último recurso, após esgotadas todas as tentativas de diálogo e conciliação.
A Prefeitura de Tarauacá reafirma seu compromisso com o bem-estar de todas as famílias do município e está empenhada em encontrar soluções que atendam aos interesses coletivos, preservando os direitos individuais. Continuaremos buscando abordagens que promovam a justiça social, o diálogo e a construção de um ambiente mais inclusivo para todos os cidadãos.