Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

PRESENTÃO HOJE (27/05): IDOSOS de 60,61,62,63,64,65,66 anos pra cima com o PIX ganham PRESENTÃO e brasileiros pulam de alegria

Publicado em

À medida que envelhecemos, os cuidados médicos e o consumo de medicamentos se tornam cada vez mais essenciais. Para muitos idosos, o acesso a remédios gratuitos pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida e na gestão das finanças.

Estatuto da Pessoa Idosa, aprovado em 2003, estabelece claramente o direito dos idosos a receberem medicamentos de forma gratuita, especialmente aqueles de uso contínuo. De acordo com o Artigo 15, Parágrafo 2º dessa lei, é “incumbe ao poder público fornecer às pessoas idosas, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.”

Isso significa que todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos têm garantido por lei o acesso a medicamentos gratuitos para tratamentos de saúde, incluindo aqueles necessários de forma regular. Esse é um benefício fundamental para assegurar o bem-estar e a autonomia da população idosa.

Continua depois da publicidade

Onde retirar os medicamentos gratuitos?

Para obter os medicamentos gratuitos a que têm direito, os idosos podem recorrer a duas principais fontes:

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao comparecer a uma UBS, o idoso pode solicitar os medicamentos gratuitos de que necessita, apresentando os documentos necessários.

Farmácias Credenciadas ao Programa Farmácia Popular

Além das UBS, o idoso também pode retirar medicamentos gratuitos em farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular. Esse programa governamental amplia o acesso a remédios essenciais em todo o país.

Em ambos os casos, é fundamental que o idoso leve consigo alguns documentos, como identidade com foto, CPF e a receita médica. Caso o idoso não possa se deslocar pessoalmente, é possível autorizar outra pessoa por meio de uma procuração.

Medicamentos gratuitos disponíveis para idosos

A lista de medicamentos gratuitos oferecidos pelo SUS é divulgada por meio da Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Alguns dos principais remédios disponíveis gratuitamente para a população idosa incluem:

  • Glicerol
  • Danazol
  • Digoxina
  • Cefalexina
  • Omeprazol
  • Amoxicilina
  • Pancreatina
  • Cabergolina
  • Cetoconazol
  • Cloridrato de dopamina

Além disso, o SUS também disponibiliza insumos para o monitoramento da glicemia capilar e o tratamento do HIV e AIDS.

Continua depois da publicidade

Medicamentos gratuitos para idosos com Alzheimer

Para os idosos com Alzheimer, é possível obter medicamentos gratuitos seguindo o mesmo procedimento: basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a uma farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular, apresentando os documentos pessoais e a receita médica.

É importante ressaltar que o medicamento prescrito deve estar incluído na lista de remédios fornecidos gratuitamente pelo SUS e a receita deve estar de acordo com os padrões exigidos pelo sistema público de saúde.

Além dos medicamentos, alguns programas municipais ou estaduais de assistência a idosos também oferecem fraldas geriátricas de graça. Nesse caso, é necessário apresentar um relatório médico que justifique a necessidade desse insumo, juntamente com os documentos pessoais do idoso.

É fundamental que os idosos e seus familiares se informem sobre os benefícios disponíveis em sua região, pois as políticas e os programas podem variar de acordo com a localidade.

Descontos em medicamentos para idosos com plano de saúde

Mesmo que o idoso possua um plano de saúde, ele ainda pode se beneficiar dos medicamentos gratuitos oferecidos pelo SUS. Muitos planos de saúde também oferecem coberturas adicionais ou descontos específicos para a compra de remédios, complementando os benefícios já disponíveis pelo sistema público.

Portanto, é importante que o idoso com plano de saúde verifique quais são as opções de desconto e cobertura adicional disponíveis em seu plano, de modo a aproveitar ao máximo os benefícios a que tem direito.

Cartões de crédito consignados uma opção vantajosa

Além dos medicamentos gratuitos fornecidos pelo SUS, os aposentados e pensionistas do INSS também podem usufruir de descontos na compra de remédios ao contratar o Cartão de Crédito Consignado ou o Cartão Benefício Consignado.

Esses tipos de cartão de crédito não apenas oferecem descontos em farmácias parceiras, mas também possuem uma série de outras vantagens, como:

  • Parte da fatura é descontada diretamente do benefício previdenciário, facilitando o pagamento
  • Limite de desconto de até 5% do valor do benefício previdenciário, por cartão

Portanto, os cartões consignados podem ser uma alternativa interessante para os idosos que buscam formas de reduzir os custos com medicamentos.

Propaganda
Advertisement