Em alusão ao Dia Nacional do Orgulho Autista, as servidoras da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rauana Batalha e Mirza Lopes realizam a Semana do Orgulho Autista com uma programação extensa.
As servidoras são idealizadoras de projetos voltados para esta bandeira dentro da universidade. Mirza, que é mãe de autista, tem um programa de extensão chamado Mãepeutas do Acre, e Rauana, que é autista e mãe de autista, é coordenadora do Programa Autismos.
Os programas, juntos, fizeram uma parceria com o Governo do Acre e Biblioteca Pública para realização do evento.
“Já tem um tempo que é comemorado o Dia do Orgulho Autista no dia 18 de junho. Agora tramita para ver se vamos ter uma lei que coloque definitivamente isso no calendário de ações políticas positivas. E em alusão ao dia 18 de junho que nós vamos fazer essa Semana do Orgulho Autista nos dias 13 e 14. A importância é justamente isso, é uma forma de iniciativa de combater tanto a discriminação tanto o capacitismo, e combater da melhor forma: com informação”, disse Mirza.
Além disso, Mirza também fala que nos 6 anos em que participa de ações voltadas para o autismo, não lembra de ter ido a nenhum evento em alusão ao Dia do Orgulho Autista.
A Semana do Orgulho do Autismo acontece nos dias 13 e 14 de junho, na Biblioteca Pública em Rio Branco. Na terça-feira, haverá uma palestra com o escritor autista Leonardo Fleming, uma roda de conversa com as mães de crianças autistas e Programa Mãepeutas do Acre (Ufac) e a exibição na Filmoteca do filme Temple Grandin e roda de conversa com Coletivo Autista da Ufac e Programa AUTISMOS.
Na quarta-feira, haverá contação de história DoroTEA, a peixinha autista com Marília Bonfim no espaço Criança e uma oficina com mães de crianças autistas e Programa Mãespeutas do Acre (Ufac).
Veja programação: