GERAL
Prova de vida 2023: quais documentos apresentar?
Para continuar recebendo o benefício pelo INSS, todos os aposentados e pensionistas devem, anualmente, realizar a prova de vida. A fim de facilitar o procedimento, a prova de vida 2023 seguirá novas normas. Confira!
Novas regras da Prova de vida do INSS
O INSS reorganizou seu sistema de comprovação de vida para simplificar o processo e garantir os direitos dos cidadãos. Nas novas regras, os documentos a seguir podem servir como prova de vida em 2023:
- Comprovante de votação na última eleição;
- Cartão de vacinação atualizado;
- Documento de identidade recente;
- Declaração do Imposto de Renda do último ano;
- Comprovação de consulta ou exame realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Caso não seja possível apresentar um destes documentos e o beneficiário não conseguir ir até o INSS, um agente comparecerá na residência do mesmo para realizar o procedimento.
Por que mudaram as regras?
A pandemia evidenciou a necessidade de alterar o formato de comprovação de vida dos aposentados e pensionistas. Contudo, como a maior parte dos beneficiários era do grupo de risco, além de exaustivo, comparecer presencialmente era um grave risco à saúde.
Além disso, o procedimento era bastante burocrático e demorado, exigindo que as pessoas ficassem muitas horas em filas, independente do seu estado de saúde, idade ou capacidade física. A realização da prova de vida era, em regra, presencial.
A importância da Prova de vida
O procedimento serve para comprovar ao governo que o beneficiário está vivo e apto a continuar recebendo sua aposentadoria ou auxílio. Dessa forma, por meio dele, o sistema previdenciário evita fraudes e pagamentos indevidos.
Ainda assim, em 2021, após análise do Tribunal de Contas da União (TCU), 80 milhões de erros constavam no Cadastro Nacional de Informações Sociais, o que indica que o INSS gastou milhões com pagamentos indevidos. Por essa razão, haverá intensificação da fiscalização dos pagamentos de benefícios.