Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Qual é a origem do Dia da Mentira, e por que ele cai em 1º de abril?

Publicado em

Você já se perguntou por que celebramos o Dia da Mentira em 1º de abril? A origem dessa tradição remonta à Idade Média e tem suas raízes na França do século 16. Naquela época, o calendário gregoriano estava sendo adotado, e a mudança para essa nova forma de contagem do tempo não foi imediatamente aceita pela população. Aqueles que resistiram à mudança foram ridicularizados e apelidados de “bobos de abril”, sofrendo brincadeiras e piadas durante a semana que antecedia o novo ano, que passou a ser comemorado em 1º de janeiro.

Essa tradição se espalhou pelo mundo, transformando o 1º de abril no Dia da Mentira. No Brasil, o primeiro registro de uma mentira associada a essa data ocorreu em um jornal mineiro em 1828, quando foi publicada a falsa notícia da morte do então rei Dom Pedro I. Em outros países, veículos de comunicação renomados também aderiram à brincadeira, como a BBC em Londres e a National Public Radio nos Estados Unidos.

Essas histórias ilustram como a tradição do Dia da Mentira se tornou global, envolvendo desde pequenas brincadeiras entre amigos até pegadinhas veiculadas por grandes meios de comunicação. Hoje em dia, é comum ver marcas e empresas participando dessa tradição, criando um clima descontraído e divertido no dia 1º de abril.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement