Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Quem ainda possui moedas de 50 centavos pode comemorar. Elas estão valendo muito!

Publicado em

Calma! Não precisa ir correndo quebrar o seu cofrinho. Não estamos falando de qualquer moeda de 50 centavos. Os exemplares que chamam a atenção no mercado de colecionadores e nos entusiastas da numismática são moedas com erros de fabricação.

Um exemplo são as moedas de 50 centavos de 2002, que trazem em si a imagem do Barão do Rio Branco. As que foram feitas em 2002 tem algumas especificações técnicas que as tornam únicas. “Feita de aço inoxidável, pesa 7,81 gramas, tem um diâmetro de 23 mm e uma espessura de 2,85 mm. O design inclui o retrato do Barão do Rio Branco no anverso, enquanto o reverso destaca o número “50”, a data de cunhagem “2002” e a constelação do Cruzeiro do Sul”, explica o Perfil.

Continua depois da publicidade

Mas o que torna essas moedas realmente valiosas para os colecionadores são os erros de fabricação. Um exemplo é o reverso horizontal. Moedas com tipo de erro têm o verso desalinhado em relação ao anverso e pode sair por até mais de R$ 100 – lembrando que os valores oscilam bastante, principalmente por causa do estado de conservação da moeda.

O mercado das moedas raras é lucrativo?

Mais ou menos. Apesar de ter gerado um interesse crescente, ainda mais com as redes sociais, esse mercado muitas vezes está mais interessado em encontrar novos erros de cunhagem do que em comprar os itens. “Diariamente, eu recebo várias ofertas e vejo vários anúncios de moedas com defeito, porém, não vejo que elas vendam assim tão rápido”, comentou Leandro Tavares, da Numismática Imperium, em entrevista ao InfoMoney.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement