Carlos Antônio Vieira Fernandes foi confirmado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como sucessor de Rita Serrano na presidência da Caixa Econômica. O anúncio da troca ocorreu nesta quarta-feira (25/10).
Formado em economia e estudos sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (Fafig), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Fernandes é servidor de carreira na Caixa e consultor interno desde 1989, cargo no qual ensina cursos de formação para novos gestores. Ele tem MBA em Estratégias Empresariais e Comércio Externo.
O novo apontado para a presidência do banco serviu também como ministro interino das Cidades e Integração, no governo de Dilma Rousseff (PT). Atuou como diretor operacional da área financeira do BRB e diretor-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).
O nome de Fernandes é ligado ao do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), com quem trabalhou em 2012 no Ministério da Integração Nacional. Aguinaldo é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira, que desejava a troca na gestão da Caixa.
A troca
A demissão de Rita Serrano ocorre após meses de pressão do presidente da Câmara e de outros líderes do Centrão para comandar o banco público.
Rita foi dispensada em uma reunião de cerca de 50 minutos no começo desta tarde. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou de parte da conversa, segundo apurou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
Em nota, o Planalto confirmou a demissão e disse que, na reunião, Lula agradeceu o “trabalho” e “dedicação” de Rita Serrano no comando da Caixa Econômica.
Segundo 0 governo, Carlos Fernandes assumirá o comando da Caixa, “dando continuidade” ao trabalho do banco na oferta de crédito e na execução de políticas públicas nas áreas sociais, culturais e esportivas.
Propaganda