Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Quem tem direito ao décimo terceiro salário?

Publicado em

Quem tem direito ao décimo terceiro salário? José Cruz/Agência Brasil

décimo terceiro salário é um direito trabalhista concedido pela Lei nº 4.090/62 para todos os trabalhadores de carteira assinada e aprendizes e, também, pelo governo federal para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quando é pago: Conforme determinado em lei, de modo geral, o décimo terceiro salário deve ser pago em até duas parcelas: a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. A primeira parcela corresponde à metade do salário bruto do trabalhador, sem descontos, enquanto a segunda parcela inclui o valor restante do décimo terceiro, já descontados os encargos previdenciários e tributários, o que faz com que o valor líquido da segunda parcela seja menor que o da primeira. Caso o pagamento seja feito em uma única parcela, esta deve ser depositada até 30 de novembro.

Continua depois da publicidade

Como calcular? Para trabalhadores, a base de cálculo é o salário bruto recebido pelos funcionários. Já para aposentados e pensionistas, é o valor do benefício. Veja o cálculo:

  1. Verificar o salário bruto mensal ou o valor do benefício mensal;
  2. Dividir o valor por 12;
  3. Multiplicar este resultado pela quantidade de meses trabalhados, no caso dos trabalhadores;
  4. O resultado será o valor do décimo terceiro bruto. O pagamento sofre descontos tributários no caso dos trabalhadores.

Confira abaixo quem tem direito a receber o décimo terceiro salário:

Continua depois da publicidade

Trabalhadores sob regime CLT

O valor a ser recebido pelos trabalhadores sob regime CLT no décimo terceiro é calculado em cima do valor bruto mensal do salário, explica Daniele Esmanhotto Duarte, advogada trabalhista da Andersen Ballão Advocacia.

O valor também varia de acordo com os meses trabalhados pelo empregado. Ou seja, se o trabalhador possui vínculo empregatício inferior a um ano, ele tem direito ao décimo terceiro salário proporcional ao tempo trabalhado na empresa.

Aposentados e pensionistas recebem décimo terceiro?

Os aposentados e pensionistas pelo INSS também têm direito ao décimo terceiro salário. A diferença é que, neste caso, o valor a receber é referente ao benefício, e não ao salário obtido durante o tempo empregado.

Continua depois da publicidade

O critério para recebimento é o mesmo dos trabalhadores celetistas, em duas parcelas nas mesmas datas e condições, mas, desde a pandemia de covid-19, o governo federal tem antecipado as duas parcelas do décimo terceiro. Neste ano, por exemplo, os depósitos aconteceram nos meses de abril e maio, e a segunda parcela entre maio e junho.

Jovens Aprendizes recebem décimo terceiro?

Os aprendizes, como trabalham sob as normas CLTs, também têm direito ao décimo terceiro com a base de cálculo de acordo com o valor bruto salarial que ele recebe.

Continua depois da publicidade

Os prazos também são os mesmos, com pagamento de duas parcelas nas mesmas datas, assim como determina a lei.

Estagiário tem direito a décimo terceiro?

Por outro lado, estagiários não são celetistas. Por conta disso, via de regra, estagiários não têm direito ao pagamento do décimo terceiro salário e não recebem o pagamento extra.

Porém, podem haver exceções que dependem exclusivamente do critério do empregador, que, por liberalidade, pode pagar o décimo terceiro ao estagiário, explica a advogada Daniele.

Continua depois da publicidade

“Como trata-se de uma liberalidade, as obrigações não seguem o mesmo padrão da lei, ou seja, caso haja décimo terceiro, a condição é prevista apenas pelo empregador e não há uma determinação de como exatamente deve ser recompensado, como datas, quantidade de parcelas, descontos e valor total”, explica.

Bolsa Família tem décimo terceiro?

Beneficiários do Bolsa Família não têm direito ao pagamento do décimo terceiro. O benefício é pago anualmente em apenas 12 parcelas e não prevê uma parcela extra no fim do ano.

Porém, em 2019, a MP nº 898/2019 concedeu um abono natalino em que a parcela do mês de dezembro daquele ano foi paga em dobro aos beneficiários. Tal medida não aconteceu em outros anos e não há qualquer previsão do governo federal de que aconteça em 2025.

Beneficiários do BPC/LOAS recebem décimo terceiro?

Assim como os do Bolsa Família, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) também não têm direito ao décimo terceiro.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement