Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

‘Quero fazer uma reavaliação da estrutura do GSI’, diz novo chefe

Publicado em

Reprodução Marcos Antonio Amaro dos Santos

O novo chefe no comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) , o general da reserva Marcos Antonio Amaro dos Santos , afirmou que pretende reestruturar o órgão para evitar ataques como o de 8 de janeiro.

“Quero fazer uma reavaliação da estrutura do GSI para que episódios como o que vimos recentemente nunca mais tenham risco de acontecer”, afirmou Amaro ao jornal O Globo.

Amaro e Ricardo Cappelli , que comandava o órgão de forma interina desde a saída de Gonçalves Dias, se encontraram na última quarta-feira (4) para discutir a organização do GSI.

Continua depois da publicidade

O general pretende mostrar ao  presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um estudo sobre o novo funcionamento da segurança presidencial. Ainda, Amaro afirmou que “uma das principais tarefas será a recomposição de pessoal”.  Quando interino, Ricardo Cappelli exonerou 87 servidores do GSI.

Amaro substitui o general Gonçalves Dias , que renunciou ao cargo em 19 de abril após a divulgação de imagens de sua presença e de outros militares do GSI durante os ataques golpistas de 8 de janeiro , quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Quem é Marcos Antonio Amaro dos Santos?

General Amaro já foi comandante do GSI no final do governo de Dilma Rousseff, deixando o cargo logo após o impeachment da presidente, em maio de 2016. A instituição chamava na época de Casa Militar.

No governo de Jair Bolsonaro (PL), o general da reserva ficou responsável pelo comando militar do Sudeste e assumiu o posto de chefe do Estado-Maior do Exército. O cargo era ocupado por ele até maio de 2022. Amaro entrou para a reserva do Exército apenas em janeiro deste ano.

A escolha de general Amaro ainda era incerta no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Os integrantes do governo discutiam se a melhor escolha para o cargo seria um civil ou um militar, sendo cogitado até a extinção do GSI.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress