GERAL
Resultado do Enem 2024 é divulgado nesta segunda-feira; veja como acessar sua nota
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 13, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas individuais de cada área do conhecimento e da redação podem ser conferidas na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.
O site apresentou instabilidade, e alguns candidatos tiveram dificuldades para acessar a nota do Enem logo após a divulgação, nesta segunda-feira. Na rede social X, antigo Twitter, usuários relataram que não conseguiram ver a nota, apesar do acesso estar liberado. Outros disseram ter conseguido acessar a nota do Enem. Outros especularam sobre o grande volume de acessos ter causado o problema.
O Enem 2024 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. Ao todo, os candidatos responderam a 180 questões de quatro áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Além disso, escreveram uma redação sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A seguir, o Terra reuniu várias informações importantes sobre o resultado do Enem 2024. Confira!
Como ver a nota do Enem 2024
Siga o passo a passo abaixo para ver as notas do Enem 2024:
Acesse a Página do Participante;
Clique em “Entrar com gov.br”;
Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
Pronto! Agora é só conferir as suas notas do Enem 2024.
Como recuperar a senha da Página do Participante?
Esqueceu a senha para acessar a Página do Participante e ver as notas do Enem 2024? É possível recuperá-la em um processo bem simples:
Entre na página acesso.gov.br;
Informe o seu o CPF;
Clique em “Avançar”;
Em seguida, clique em “Esqueci minha senha”;
Selecione uma das formas de recuperação;
Preencha os campos solicitados e gere uma nova senha.
Quando saem as notas dos treineiros?
Nesta segunda-feira, apenas os candidatos que já concluíram o ensino médio conseguirão ver o resultado do Enem 2024. As notas dos participantes que fizeram as provas em busca de autoavaliação, conhecidos como treineiros, só serão divulgadas depois pelo Inep, geralmente no mês de março.
Quando será liberado o espelho da redação?
O espelho da redação — documento que mostra o que o participante escreveu no texto — costuma ser disponibilizado em 90 dias após a divulgação dos resultados do Enem, ou seja, somente em abril.
Como é calculada a nota do Enem?
A nota das provas objetivas do Enem é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método diferencia as questões e as classifica em níveis. Com isso, as notas do exame não dependem do total de acertos na avaliação. Isso faz com que duas pessoas que tenham acertado a mesma quantidade de questões possam ter notas diferentes, por exemplo.
Na TRI, as questões são classificadas entre graus de dificuldade fácil, médio e difícil. Assim, conforme o padrão de acertos e erros dos candidatos, a TRI consegue perceber quem realmente estudou e, portanto, acertou questões fáceis e difíceis, e quem teve apenas sorte em um acerto numa questão difícil, apesar de ter errado uma pergunta considerada fácil. Além de avaliar o conhecimento dos candidatos, o objetivo da TRI é evitar acertos na sorte ou por “chute”.
Leia mais: TRI no Enem: entenda como funciona o cálculo da nota
Como usar a nota do Enem?
Ao longo dos anos, a nota do Enem se tornou uma das principais formas de ingresso no ensino superior do País, podendo ser utilizada em programas como o Sisu, o ProUni, o Fies e até em processos seletivos de universidades no exterior. Entenda o que é cada um dessas seleções:
Sisu: criado em 2009, o Sistema de Seleção Unificada permite que os alunos entrem em instituições públicas, sendo a maioria instituições federais, através da nota do Enem. Desde o ano passado, o programa passou a ter apenas uma edição, em janeiro. As inscrições para a edição de 2025 serão no período de 17 a 21 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro.
ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, em universidades particulares. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior;
Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação (MEC) que possibilita o financiamento da graduação de estudantes em universidades particulares do Brasil. Os beneficiários devem, depois de formados, pagar a dívida. Em 2025, o MEC vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fies;
Universidades portuguesas: o resultado do Enem também pode ser usado nos processos seletivos de instituições de Portugal que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.