GERAL
Rio Acre aumenta mais de 2 metros em 24 horas, Defesa Civil alerta que fevereiro e março são meses com possíveis incidências de inundações
O Rio Acre amanheceu na marca de 9,86 metros na manhã deste domingo, 18, segundo informativo da Defesa Civil de Rio Branco (AC). No sábado, 17, as águas estavam na marca de 7,74 metros, ou seja, em 24 horas, o manancial subiu 2,12 metros.
Ao NHN, o coordenador da Defesa Civil da capital, o tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que houve muitas alterações nesses últimos 72 horas dos municípios a montante.
“Assis Brasil teve um dia que aumentou 4 metros, Brasiléia e Xapuri também. Então toda essa água que passa nesses municípios chega em Rio Branco. A questão do Riozinho do Rola também”, diz.
O coordenador afirma ainda que hoje houve aumento no rio em Xapuri e Capixaba. E que a perspectiva é que ele [Rio Acre] aumente ainda mais.
“Nós estamos já bem perto da cota de atenção [10 metros ] e nós estamos a 3 metros e meio da cota de alerta. Então nós temos esses dias ainda, pode ser que ele se estabilize antes de chegar numa cota de alerta, mas pode ser que ele aumente ainda mais. Que é na realidade o que vai aumentar mesmo nesses próximos dias, provavelmente”.
Falcão acrescenta ainda que fevereiro e março são os meses mais de incidência em relação à inundação.
“O cenário sempre pode mudar drasticamente, como mudou agora nessas últimas 24 horas. Mas isso é uma questão que a gente monitora toda a bacia e os afluentes também, que fazem parte da bacia, e então temos essa previsão e noção do que pode acontecer futuramente”, finaliza.