GERAL
Rio Acre começa a se aproximar da cota de alerta e familias já são atingidas com a seca
O Rio Acre amanheceu com a marca de 1,94 metros na manhã deste sábado, 16. A situação já coloca a Defesa Civil de Rio Branco para executar seu plano de contingência e levar água a famílias que já estão sofrendo com a seca.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, o tenente-coronel Cláudio Falcão, a operação de abastecimento de água para famílias afetadas com a seca, começou no último dia 11 de julho e vai até o dia 9 de dezembro.
Pelo menos 18 comunidades rurais e periurbanas e, ao todo, 3 mil famílias são atendidas alcançando um média de 14 mil pessoas.
“Nós distribuímos em torno de 700 mil litros de água por semana, algo em torno de 170 mil diários nas mais diversas localidades. Já havíamos colocado 64 caixas da prefeitura/Defesa Civil de 5 mil litros e tem mais 20 caixas da comunidade. Estamos fazendo isso, porque eles estão sem água, pois são abastecidos por poço e represa e estão todos secos. E nossa missão é também abastecer onde não há rede de distribuição do Saerb”, diz o coordenador.
Falcão conta ainda que existe uma fila de comunidades querendo abastecimento, mas o órgão já está no limite.
“Infelizmente, não conseguimos dá conta de todos, mas onde atendemos fazendo com o maior zelo, evitando doenças pois a água que levamos é apropriada para o consumo. Vamos continuar nessa batalha até que se melhore a questão da estiagem”, completa.
O coordenador diz que estamos na segunda pior marca dos últimos oito anos e com zero de chuvas até o momento.
“Nós tivemos testes hídricos em maio e junho, choveu menos do que esperávamos e as consequências estão vindo”, conclui Falcão, destacando que muitas outras ações ainda serão desenvolvidas no decorrer desse período crítico.