GERAL
Rio Acre continua subindo e está a 54 centímetros de alcançar a marca da maior enchente de Rio Branco
O Rio Acre amanheceu na marca de 17,84 metros, na manhã desta terça-feira, 5, se manteve estável por, aproximadamente. Segundo boletim da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o manancial se manteve estável durante a manhã e início da tarde da última segunda-feira, 4.
Apesar da leve estabilidade, as águas voltaram a subir no fim do dia. Esta já é considerada a segunda maior enchente ocorrida na capital acreana.
A cheia histórica aconteceu em 2015, quando manancial marcou 18,40 metros. Em 2024, segundo dados da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o número de pessoas desalojadas ultrapassam os 11 mil e, ao menos, 44 bairros na zona urbana e 18 comunidades da zona rural já foram atingidos pelas águas.
Vale destacar que dos 11 abrigos públicos, 10 são escolas tanto da prefeitura quanto do estado. No entanto, somente Tião Bocalom suspendeu o início das aulas, que estavam previstas para esta segunda-feira, 4. Já o governo suspendeu, apenas, das escolas que estão abrigando famílias atingidas pela cheia.