Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Secretaria do RJ sobre casos de HIV após transplante: “Sem precedente”

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) anunciou nesta sexta-feira (11/10) a criação de uma comissão multidisciplinar para prestar apoio aos seis pacientes infectados por HIV após receberem transplantes de órgãos. A Anvisa e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) estão investigando o caso.

O laboratório responsável pela coleta de sangue dos doadores de órgãos infectados com HIV teve seus serviços suspensos e foi interditado pela Anvisa. Até agora, foi constatada a infecção de seis pacientes com o vírus HIV após receberem transplante de órgãos.

A Secretaria informou ao Metrópoles que está realizando uma reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores desde dezembro de 2023. O laboratório foi contratado pela Secretaria nesse mesmo mês. Uma sindicância foi instaurada.

Continua depois da publicidade

“Uma sindicância foi instaurada para identificar e punir os responsáveis. Por necessidade de preservação das identidades dos doadores e transplantados, bem como do encaminhamento da sindicância, não serão divulgados detalhes das circunstâncias”, informou em nota.

A reportagem entrou em contato com a Anvisa e aguarda retorno.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress