GERAL
Segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação enfoca a poliomielite
O Ministério da Saúde está lançando uma campanha nacional de comunicação em fases, visando reforçar as ações de imunização em todo o Brasil. A segunda etapa da campanha é dedicada à vacinação contra a poliomielite, com o intuito de proteger crianças menores de 5 anos de idade contra essa doença grave e altamente contagiosa. A primeira fase da campanha abordou a imunização contra a coqueluche.
Embora a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, tenha sido erradicada no Brasil desde 1994, o país ainda é considerado de alto risco para a (re)introdução do vírus, especialmente devido à queda nas taxas de vacinação nos últimos anos.
A vacinação não apenas protege o indivíduo, mas também é crucial para manter o Brasil livre do poliovírus selvagem e prevenir o surgimento de casos derivados da vacina, que têm ocorrido em regiões com baixa cobertura vacinal.
Com isso, a campanha de comunicação tem como objetivos não apenas aumentar as taxas de vacinação, mas também mobilizar os profissionais de saúde e disseminar informações sobre a importância das vacinas e da atualização da caderneta de vacinação. Dessa forma, a iniciativa visa garantir a proteção de todas as crianças contra a poliomielite.