Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Semente de jabuticaba pode ajudar a prevenir obesidade, diz estudo

Publicado em

Além de ser rica em vários nutrientes e trazer muitos benefícios à saúde, a jabuticaba pode ajudar a lidar com a obesidade. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP) publicado em 2017, os compostos fenólicos do tipo elagitaninos presentes principalmente nas sementes da fruta têm ação anti-inflamatória e podem ajudar a evitar o ganho de peso.

As substâncias estão presentes no chá verde e preto, cacau e vinho, além de frutas como a jabuticaba. A pesquisa da USP foi feita com 60 camundongos que consumiram uma dieta rica em gorduras saturadas e sacarose durante oito semanas.

Os ratinhos foram separados em grupos. Dois deles tomaram um suplemento de compostos fenólicos totais da jabuticaba, mas um tomou todas as substâncias presentes na fruta, enquanto o outro recebeu quase todos, menos os elagitaninos das sementes. Outro grupo comia uma dieta balanceada e o último, uma rica em gorduras e açúcares.

Continua depois da publicidade
GettyImagesImagem mostra várias jabuticabas em um recipiente e espalhadas em uma mesa de madeira. Foto também mostra um pote de geleia roxa e um medidor - Metrópoles
A frutinha brasileira é cheia de compostos e substâncias com diversos benefícios para a saúde

Os animais que tomaram todos os compostos da jabuticaba e tinham o cardápio cheio de gorduras e açúcares tiveram a mesma avaliação de saúde dos camundongos magros que consumiram a dieta saudável. Os ratinhos que não receberam os elagitaninos e comeram dietas gordurosas tiveram o quadro de saúde tão prejudicado quanto os que só se alimentaram mal e não tomaram suplemento.

A pesquisadora Gabriela Cunha, responsável pelo estudo, afirmou que os resultados “confirmaram que os elagitaninos têm papel crucial na prevenção da obesidade”, em artigo publicado no site da USP.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Propaganda
Advertisement