GERAL
Serviço Geológico emite alerta de inundação para o Rio Acre
O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) emitiu nesta sexta-feira, 5, o Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, no qual prevê que, nos próximos 15 dias, o rio poderá atingir a cota de alerta de inundação, caso os níveis de chuva esperados para o período se mantenham.
De acordo com o boletim, ao longo da última semana, os níveis do Rio Acre apresentaram um aumento significativo nos trechos monitorados, porém ainda estão dentro dos parâmetros considerados normais para esta época do ano. A previsão é de que as chuvas sejam de 67mm e 46mm nas primeiras e segundas semanas de janeiro, respectivamente.
Os dados hidrológicos utilizados no boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional, sob responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), juntamente com outros parceiros.
No último sábado, 6, o Rio Acre registrou uma redução de 12 centímetros em seu nível na cidade de Rio Branco, passando de 7,10m na sexta-feira para 6,98m na manhã seguinte, de acordo com medições realizadas pela Coordenadoria da Defesa Civil Municipal.
Confira abaixo as cotas de inundação do Rio Acre em alguns municípios:
– Assis Brasil: 12,50m
– Brasiléia/Epitaciolândia: 11,40m
– Xapuri: 13,40m
– Rio Branco: 14,00m
É importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante dessa previsão de aproximação da cota de alerta. As autoridades competentes estão monitorando a situação de perto e adotando as medidas necessárias para garantir a segurança da população e minimizar os impactos causados por eventuais enchentes.
A Defesa Civil Reforça a importância de seguir as orientações das autoridades locais e estar preparado para possíveis situações de emergência.