GERAL
Servidores federais vão enviar contraproposta pedindo reajuste em 2024
Em resposta ao anúncio de reajuste salarial futuro divulgado pelo governo federal nesta semana, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) vai enviar uma contraproposta à oferta, em janeiro do ano que vem.
As entidades representativas do setor devem se reunir na primeira semana de 2024, com o objetivo de formalizar uma contraproposta até o dia 9 de janeiro.
A oferta do governo, contudo, não foi tão bem recebida, principalmente pelo prazo, de acordo com o presidente do Fonacate, Rudinei Marques. “Vamos lutar para a recomposição das perdas já em 2024. Pois o que foi proposto para 2025 e 2026 irá cobrir tão somente as perdas projetadas para os respectivos exercícios”, explicou Marques.
O governo federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), propôs na quinta-feira (21/12) um reajuste para os auxílios de alimentação, assistência pré-escolar, e valor da saúde suplementar, a partir de maio de 2024. Há, ainda, a reestruturação das carreiras, que deve ocorrer a partir de maio de 2025 e e 2026.