Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Sindmed divulga morte de Jonh Woods, médico da Hanseníase, aos 86 anos

Publicado em

Nesta segunda-feira, 6, o Sindmed (Sindicato dos Médicos do Acre) divulgou a notícia do falecimento do médico William John Woods, conhecido como o “médico da hanseníase”, que atuou por décadas no estado do Acre. Dr. Woods, de 86 anos, nasceu em Belfast, na Irlanda do Norte, e chegou ao Acre na década de 60 como missionário da Igreja Batista.

Ao presenciar o sofrimento dos seringueiros nas matas acreanas devido à hanseníase, ele decidiu estudar medicina na Universidade Federal do Amazonas, formando-se em 1974. Retornou ao Acre e dedicou-se integralmente ao combate dessa doença, tornando-se referência como “médico da hanseníase”.

Continua depois da publicidade

Durante as décadas de 1970 a 1980, percorreu todo o estado, levando medicamentos e tratamento para os moradores de seringais, aldeias indígenas e localidades de difícil acesso no Acre. Além disso, Dr. Woods foi responsável por descobrir a cura para a doença tropical de Jorge Lobo, que é rara e tem incidência apenas na Amazônia.

Seus esforços e dedicação foram reconhecidos com diversas condecorações, incluindo o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Acre.

Continua depois da publicidade

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) lamentou a perda desse incansável defensor da saúde pública e destacou sua luta incansável em prol dos pacientes. As informações sobre as causas e o local do falecimento do médico ainda não foram divulgadas.

“A comunidade médica e toda a população do Acre estão de luto pela partida desse profissional exemplar, cujo legado será lembrado e continuará inspirando futuras gerações na área da saúde. Nossos pensamentos e condolências estão com a família e amigos nesse momento de tristeza”, lamenta o Sindmed.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement