GERAL
Sisu 2026 abre inscrições em janeiro com 990 vagas para o Acre — segundo menor oferta do país

RIO BRANCO (AC) — O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 disponibilizará 990 vagas para o Acre em cursos de graduação gratuitos de instituições públicas de ensino superior. Apesar de integrar a maior edição da história do programa, o estado aparece com o segundo menor número de oportunidades do país, ficando à frente apenas de Roraima, que tem pouco mais de 800 vagas.
Ao todo, o Sisu 2026 vai oferecer 274.876 vagas em todo o Brasil, distribuídas em 7.388 cursos e com participação de 136 instituições públicas — o maior número de escolas desde a criação do sistema, com 12 novas unidades agregando 5.694 vagas adicionais. O volume representa um crescimento de 5% em relação a 2025, com acréscimo de 13.097 vagas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
Entre as novidades desta edição, destaca-se o uso automático da melhor nota das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) para classificação dos candidatos, desde que eles não tenham feito a prova como treineiro. Há também um foco estratégico em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), com ênfase em inteligência artificial e computação.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 19 e 23 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso, e o resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. Os selecionados devem realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, e os não classificados podem manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
No Acre, instituições como o Instituto Federal do Acre (Ifac) oferecem vagas em cursos como agroecologia, logística, matemática (novo na capital) e ciências biológicas, distribuídas em cidades como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri.








