GERAL
Sites de Americanas e Submarino saem do ar sob suspeita de ataque hacker
Usuários dos sites da Americanas e do Submarino, dois dos maiores e-commerces do país, se depararam na manhã deste domingo com os endereços on-line das marcas fora do ar pela segunda vez ao longo deste fim de semana.
Ambos os sites apresentaram queixas de falhas na manhã de sábado. A Americanas S.A, grupo que controla as duas empresas, informou ontem por meio de comunicado ao mercado que suspendeu de forma preventiva parte dos servidores dos e-commerces na madrugada de sábado assim que identificou “risco de acesso não autorizado”.
No documento, a empresa disse ainda que os ambientes foram normalizados às 15h16 de sábado e que não há evidência de comprometimento das bases de dados. “As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente”, informou o documento.
Os relatos de falha no acesso aos sites, porém, se repetiram neste domingo. Procurada pelo GLOBO neste domingo, a Americanas S.A. informou que voltou a suspender parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo e que “prontamente acionou seus protocolos de resposta assim que identificou um acesso não autorizado”.
“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”, completou a empresa, em nota.
Os sites da Americanas e do Submarino são controlados pela Americanas S.A, holding criada em junho de 2021, após a combinação operacional de B2W (dona de Americanas.com, Submarino e Shoptime) e Lojas Americanas (operação física).