GERAL
Solidariedade em ritmo de Carnaval: Hemoacre convoca população para doar sangue durante o feriado

Mesmo com o clima de folia e festa do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) reforça a importância da solidariedade e da responsabilidade social, mantendo suas portas abertas para doações de sangue durante todo o período festivo.
O Hemoacre reconhece que o Carnaval é uma época em que as demandas por sangue aumentam consideravelmente nos hospitais, devido ao aumento de acidentes e outras situações de emergência. Para garantir que os estoques estejam preparados para atender a essas necessidades, o órgão convida a população a doar sangue durante o feriado.
João Pereira, 21 anos, que realizou sua primeira doação no Hemoacre neste sábado (1º), destaca a importância do ato: “Sempre tive vontade de doar, mas não tinha idade. Agora que estou apto, vim fazer minha parte. Ninguém sabe o dia de amanhã, e amanhã pode ser eu quem precisa de ajuda”.
Com o sangue do tipo O-, um dos mais importantes para doações de emergência, João exemplifica a necessidade constante de doadores. Junior Martins, gerente de assistência do Hemoacre, reforça o apelo: “Neste Carnaval, queremos que a solidariedade seja o principal ritmo para quem pode doar. Precisamos reforçar nossos estoques nesse período, e doar sangue é um ato de amor e compaixão”.
O Hemoacre funcionará em seu horário normal, das 7h às 18h, mesmo nos dias 3, 4 e 5 de março, que são pontos facultativos. Para facilitar o processo e esclarecer dúvidas, o Hemoacre disponibiliza o WhatsApp: +55 68 99258-5551.
Para doar sangue, é necessário:
-Estar em boas condições de saúde;
-Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis);
-Pesar no mínimo 50 kg;
-Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
-Apresentar documento oficial com foto.
