GERAL
Startup acreana conquista incubação em Portugal com apoio da ApexBrasil e Sebrae

LISBOA, Portugal – Em uma iniciativa que visa impulsionar a inovação brasileira no cenário internacional, a startup acreana Woodchat foi selecionada entre centenas de concorrentes para participar de um programa de incubação de nove meses em Portugal. A parceria, liderada pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), proporcionará à Woodchat um espaço no escritório compartilhado em Lisboa, criado a pedido do presidente Lula, juntamente com outras nove startups brasileiras.
A Woodchat, liderada pela CEO Fernanda Onofre, destaca-se por desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a rastreabilidade e valorização de produtos florestais sustentáveis. A empresa conecta inovação, economia e conservação da Amazônia, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.
Durante o programa de incubação, a Woodchat receberá apoio direto da ApexBrasil e do Sebrae, incluindo estrutura, capacitação e conexões estratégicas com o mercado europeu. O objetivo é fortalecer a presença da startup no cenário global e facilitar sua expansão para novos mercados.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da presença brasileira no cenário global e lembrou que a ação integra o esforço do governo do presidente Lula para posicionar o Brasil como protagonista da nova economia verde e digital.
“Estamos abrindo portas para o talento brasileiro no mundo. Essas dez startups mostram o que o Brasil tem de mais criativo, diverso e capaz. O presidente Lula tem nos orientado a levar o Brasil de volta ao mundo, e é isso que estamos fazendo com trabalho, seriedade e resultados”, afirmou Viana.
Para Fernanda Onofre, a conquista tem um significado especial. “Tenho muito orgulho de ser de onde sou. Aprendi isso ainda no governo do Jorge Viana, quando ele nos ensinou a valorizar a Amazônia e os povos da floresta. Estar hoje aqui, com a Woodchat, e ver o Jorge como presidente da Apex, me emociona. É um ciclo que se completa. Acredito que todos deveriam olhar para a Amazônia como uma fonte de inovação, sustentabilidade e prosperidade para o Norte, para o Brasil e para o mundo”, disse a CEO.
A seleção da Woodchat ocorreu durante o Web Summit 2025, um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação, que reuniu mais de 70 mil participantes em Lisboa. O Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil e pelo Sebrae, contou com a participação de 380 startups de todas as regiões do país, consolidando a maior presença brasileira da história do evento.









