Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

STF analisa denúncia contra Bolsonaro e grupo por tentativa de Golpe de Estado

Publicado em

O ministro Alexandre de Moraes leu o relatório da denúncia contra Jair Bolsonaro e mais sete acusados por tentativa de golpe de Estado, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O procurador-geral, Paulo Gonet, reforçou a acusação, afirmando que Bolsonaro liderou uma organização criminosa para se manter no poder após as eleições de 2022.

A denúncia descreve um plano golpista coordenado desde meados de 2021, com ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, culminando nos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Gonet ressaltou que o objetivo era garantir a permanência de Bolsonaro no poder, independentemente do resultado das eleições.

Continua depois da publicidade

A Primeira Turma do STF iniciou o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra o chamado “núcleo crucial” do golpe, composto por:

-Jair Bolsonaro (ex-presidente)

Continua depois da publicidade

-Walter Braga Netto (ex-ministro e vice na chapa de Bolsonaro)

-General Augusto Heleno (ex-ministro do GSI)

-Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin)

Continua depois da publicidade

-Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do DF)

-Almir Garnier (ex-comandante da Marinha)

Continua depois da publicidade

-Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa)

-Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro)

Os acusados respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas somadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Continua depois da publicidade

Moraes refutou alegações das defesas sobre acesso restrito às provas, afirmando ter fornecido todo o suporte necessário. Questões preliminares, como o pedido de remessa do caso à primeira instância, serão analisadas após as sustentações orais das defesas, que terão 15 minutos cada, em ordem alfabética. O recebimento da denúncia torna os acusados réus, abrindo caminho para nova fase de instrução processual, com depoimentos de testemunhas. Um julgamento definitivo só ocorrerá após essa etapa.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement