Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

STF autoriza reabertura de inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na Polícia Federal

Publicado em

Brasília, DF – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (16) a reabertura do inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta interferência na corporação. A decisão atende a um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentado na quarta-feira (15).

O inquérito havia sido arquivado em março de 2022, durante o governo Bolsonaro, com a PF concluindo que não houve ingerência política. No entanto, as investigações foram retomadas após novas evidências e um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Continua depois da publicidade

A investigação original teve início após a demissão de Sérgio Moro do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. Moro alegou que Bolsonaro interferiu na PF ao substituir o então diretor-geral Maurício Valeixo, uma indicação sua.

Paulo Gonet destacou que, em 22 de abril de 2020, Bolsonaro enviou uma mensagem a Moro confirmando a demissão de Valeixo. No dia seguinte, o ex-presidente compartilhou uma notícia sobre investigações da PF contra deputados que o apoiavam. Para o procurador-geral, esses eventos indicam a necessidade de apurar se houve “efetivamente” interferências na PF.

Continua depois da publicidade

A PGR solicitou que a PF investigue a possível ligação entre a suposta interferência e outros casos sob investigação, como a Abin Paralela, a propagação de desinformação e o uso da estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em uma suposta trama golpista.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement