Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

STF forma maioria para manter Moraes na relatoria de inquérito sobre tentativa de golpe

Publicado em

STF formou maioria para manter Moraes no inquérito do golpe Foto: Reuters / BBC News Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria de votos nesta sexta-feira, 6, para rejeitar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que solicitava o afastamento do ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

A decisão foi formada no plenário virtual, com votos de seis ministros: Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Alexandre de Moraes não participou da votação por ser o objeto do pedido de impedimento.

O relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, destacou em seu voto que a defesa de Bolsonaro não apresentou fundamentos suficientes para justificar o afastamento de Moraes. Segundo ele, “a simples alegação de que Moraes seria vítima dos delitos em apuração não conduz ao automático impedimento para a relatoria do caso”.

Continua depois da publicidade

Barroso acrescentou que os crimes investigados, como tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, têm como vítima não uma pessoa específica, mas toda a nação.

A defesa do ex-presidente recorreu da negativa anterior dada por Barroso, em fevereiro, quando o pedido inicial também foi rejeitado por falta de justificativas claras.

Agora, a defesa argumenta que Moraes seria um alvo direto das ações golpistas em apuração. A investigação da Polícia Federal revelou que envolvidos no esquema monitoraram itinerários e a localização de Moraes.

Ainda segundo a investigação, havia planos para prender e, possivelmente, assassinar o ministro e outras autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antes da posse.

A análise do recurso no plenário virtual permite que os ministros registrem seus votos até o dia 13 de dezembro. No entanto, com a formação da maioria, a decisão pode ser consolidada antes desse prazo.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress