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GERAL

Sujar o carro de um motorista de aplicativo pode causar multa de até R$ 350 para passageiros

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A Uber tem uma lista de modelos de carros que não são aceitos para o serviço de transporte por aplicativo na categoria Comfort. A decisão tem a ver com opiniões dos passageiros. Foto: Divulgação/Uber / Flipar

Derramar comida ou bebidas no carro é uma grande preocupação para qualquer pessoa que se locomova a bordo do veículo, mas para aqueles que usam o carro para trabalhar, como motoristas de aplicativo, isso se torna uma dor de cabeça ainda maior, principalmente quando não depende deles.

Para proteger os motoristas, a Uber, principal plataforma da modalidade, prevê que o passageiro porcalhão pague pela “taxa de limpeza” que possui valores pré-estabelecidos.

Veja abaixo a tabela:

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Pequenos danos no interior ou exterior do veículo (derramamento de bebida ou comida, sujeira, etc.): a taxa é de até R$ 50,00.
Danos moderados à parte interna ou externa do veículo (derramamentos de bebidas ou alimentos no veículo, etc.): a taxa é de até R$ 80,00.
Danos de moderados a graves no veículo (derramamentos maiores de bebidas ou alimentos sobre tecido ou outras superfícies de difícil limpeza): a taxa é de até R$ 200,00.
Danos graves envolvendo fluidos corporais no interior do veículo: a taxa é de até R$ 350,00.

Ou seja, derramar comidas, bebidas ou até mesmo fluidos corporais, como vômitos e urina, pode fazer com que passageiros paguem pelo dano causado.

Para o motorista que desejar solicitar a “taxa de limpeza”, existe um passo a passo detalhado.

Vá no menu do aplicativo (Três tracinhos horizontais no canto superior esquerdo)
Selecione “Ajuda”
Escolha “Ajuda com uma viagem”
Escolha a viagem
Selecione “Mais opções”
Selecione “Problemas com usuário” > “Um usuário sujou meu veículo”
Siga os passos indicados na tela

Para concluir o pedido, será necessária uma foto da sujeira e outra da nota fiscal do serviço de limpeza, contendo o nome do motorista, a placa e o modelo do carro, o CNPJ da empresa que fez a limpeza, a data e a descrição do serviço.

Vale lembrar que, segundo a plataforma, o prazo limite para pedir a “taxa de limpeza” é de 5 dias após a viagem em questão.

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