GERAL
Supermercado da Rússia com preços baratinhos chega ao Brasil chutando a porta com 50 unidades

O grupo russo Svetofor está empenhado em expandir seus horizontes com a distribuição de algumas de suas unidades no Brasil. Reconhecendo o dinamismo no território brasileiro, a empresa internacional encurtou laços para impor 50 unidades da rede de supermercados “Vantajoso”, inicialmente, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Conhecido por adotar um modelo focado em preços baixos, margem fixa e reduzida em todas as categorias, e alta rotatividade dos produtos, o “Vantajoso” pode tornar-se febre no Brasil. De acordo com a diretora regional do grupo, Karina Storozhenko, a ideia é confrontar a concorrência local com ofertas atraentes e que não comprometam o bolso dos clientes.

“Nossa ideia é oferecer no ponto de venda preços promocionais permanentes, diferentemente das lojas tradicionais com a política de preços high-low. Apesar da semelhança com o modelo atacarejo, nossas lojas terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda”, explicou a representante.
Em um primeiro momento, a Svetofor deseja finalizar a abertura de nove lojas somente em 2025, com a complementação das 50 unidades distribuídas nos três primeiros anos de operação no Brasil. Apesar de não ter uma data definida para a inauguração, o primeiro supermercado será instalado no estado de São Paulo, na região de Campinas.
Para atender a alta demanda dos consumidores, o “Vantajoso” dará preferência ao fornecimento direto dos fabricantes. A medida adotada tem a finalidade de assegurar melhores preços de compra e volumes maiores, reduzindo o custo logístico. Por outro lado, a rede comandada pelos russos considera a operação via distribuidores.
Mais detalhes sobre o novo supermercado
Apesar de gerar uma certa desconfiança nos brasileiros, a Svetofor conquistou prestígio no setor alimentício no exterior, tendo em vista as mais de 4 mil lojas abertas entre Europa e Ásia. A bandeira escolhida leva o nome de “Mere”, mas no Brasil o status foi preenchido pelo “Vantajoso”. Nas unidades, 80% serão de produtos alimentícios, enquanto a demais parcela contemplará itens de primeira necessidade.
A área de vendas das lojas terá, em média, 1.000 m² e todos os produtos serão expostos diretamente no salão de vendas, sem estoque interno. No mais, a estrutura terá câmaras frias e equipamentos de refrigeração para produtos resfriados e congelados, visando atender às necessidades de todos os públicos.
