GERAL
Supermercado muito tradicional anuncia encerramento e demite 710 funcionários

Pertencente ao grupo francês Auchan, a rede de supermercados Alcampo passa por um momento complicado na Espanha. Visando conter os prejuízos financeiros, a empresa fechou 25 lojas, ou seja, algo em torno de 710 funcionários foram desligados, cerca de 3% dos que estão no país.
Agora, a empresa ficou com 15 hipermercados em operação, o que representa uma mudança significativa na estrutura da mesma diante da situação econômica vivida. Apesar disso, há uma estratégia por trás.
A Alcampo quer modernizar mais de 60 unidades que restaram na Espanha e apostar ainda mais nas menores lojas, fora o reforço significativo nas mídias digitais. As ações visam reduzir custos, além de atender a um novo perfil de consumidor.
Além disso, os especialistas afirmam que o setor alimentício como um todo não vive um bom momento, causado pela alta inflação, crise global e mudança nos hábitos de consumo. Desta forma, há a mudança do modelo tradicional para a integração entre as lojas físicas e digitais.
Enquanto isso, representantes da empresa buscam alternativas para minimizar o impacto humano. Em certos casos, foram oferecidas transferências internas aos funcionários, visando beneficiar parte dos demitidos. O caso da Alcampo evidencia desafios maiores do varejo alimentar atual. A rede caminha para se reinventar em meio a novas tendências no mercado.
